quarta-feira, 4 de maio de 2011

Por que os Quadrinhos ainda não deram Certo no Brasil?

"Quadrinho no Brasil não dá certo...", "Brasileiros não sabem fazer Quadrinhos...", "...histórias sobre temas Brasileiros são um lixo!"

Sempre ouço frases como essas quando começo a discutir quadrinhos com amantes da nona arte estrangeira, pessoas estas que veneram a cultura de outros Países, virando completamente as costas para o que é produzido aqui.

Em Parte não os culpo por pensarem desse jeito, já que sempre foi difícil encontrar material nacional bom nas bancas de Jornais, restando apenas os títulos Americanos para se ler, não me entendam mal, também adoro quadrinhos vindos de fora, porem sempre senti falta de ver histórias com a mesma qualidade sobre meu país.

Durante minha infância vi algumas tentativas de se lançar títulos Nacionais, porem a maioria pecava em qualidade gráfica e de roteiro, claro que também foram lançados títulos interessantes, porem o que mais se viam eram (desculpe a palavra) porcarias mesmo, geralmente os empresários que financiavam esses projetos não entendiam de quadrinhos, escolhendo qualquer pessoa para desenhar as histórias, logo não davam espaço para o título crescer, pois ao constatar que a venda do número 1 não havia sido boa cancelavam imediatamente a revista, deixando aquele "gosto amargo" na boca de quem comprou o Título.

A Verdade é: Brasileiros não levam quadrinhos a Sério. Falo do Povão Mesmo, as grandes massas não tem enraizada em sua essência o habito da Leitura, logo materiais que poderiam justamente incentivar esse hábito são completamente ignorados, ou tomados como "coisa de criança". Mas Graças ao Bom "Deus das Artes Sequenciais" isso esta mudando, pouco a pouco mas esta mudando.

Segundo pesquisa recente a Quantidade de Pessoas que leem livros esta crescendo exponencialmente, logo será cada vez mais comum ver famílias com prateleiras cheias de livros, isso em todas as classes sociais, esses novos Pais leitores influenciarão os filhos a ler e por onde irão começar? Pelas Histórias em Quadrinhos é Claro. o que quero dizer é: O mercado de Quadrinhos vai explodir nos próximos anos por aqui, e naturalmente grandes editoras do tamanho da DC ou MARVEL surgirão trabalhando exclusivamente com esse mercado, na verdade já existem algumas editoras nacionais trabalhando fortemente com isso, a HQM Editora por exemplo.

O único problema que vejo atualmente é o preço dos álbuns, em média 40, 50 reais, vendidos em livrarias, não é qualquer pessoa que tem condições de adquiri-los.

Criar um sistema que permita a publicação de revistas baratas, e com temas variados para atrair esse público não é fácil, porem olhando por esse lado acho o sistema japonês o melhor exemplo para se utilizar no Brasil, eles conseguem fazer revistas baratas para "degustação" com várias histórias em seu conteúdo, quando uma HQ se destaca dentro da revista ganha título próprio, simples não?

No entanto o sistema Japonês é só um exemplo, o Brasil terá de encontrar seu próprio jeito de popularizar a arte Nacional, sei que não sou o único que pensa desta forma, e certamente Surgirá um ser iluminado que nos mostrará o Caminho das Pedras.

Será que é Você?